O que é Permacultura?

A Permacultura é um método para se planear sistemas de escala humana, dando ênfase à aplicação criativa dos princípios básicos da natureza, integrando plantas, animais, construções e as comunidades em um ambiente sustentável e produtivo, com estética e harmonia proporcionando uma forma ecológica de se visualizar o mundo. 

Ela é a utilização de uma forma sistémica de pensar e conceber princípios ecológicos que podem ser usados para projetar, criar, gerir e melhorar todos os esforços realizados por indivíduos famílias e comunidades no sentido de um futuro sustentável, socialmente justo e em harmonia.

Foi criada pelos ecologistas australianos Bill Mollison e David Holmgren na década de 70. O termo, cunhado na Austrália, veio de permanent agriculture (agricultura permanente), e mais tarde se estendeu para significar permanent culture (cultura permanente). A sustentabilidade ecológica, ideia inicial, estendeu-se à sustentabilidade das comunidades.

O trabalho do permacultor está baseado em princípios e métodos de design para orientar padrões naturais de crescimento e regeneração, em sistemas perenes, abundantes e auto-reguladores. Porém as estratégias de planeamento e do design da Permacultura não se resumem apenas a planeamento de propriedades ecológicas e sustentáveis, essa é apenas a sua base uma vez que é necessário integrar este sustentável sistema nas comunidades e tem de se ter em conta a os sistemas de educação, de saúde, a industrialização, o comércio as finanças, a distribuição justa de terras, a comunicação e a nossa maneira de nos organizamos para que possamos criar uma nova forma de se viver em sociedade, criando sociedades prósperas, cooperativas, justas e responsáveis.

Cooperação, solidariedade e sentido de união

A Permacultura exige uma mudança de atitude que consiste basicamente em fazer os seres humanos viver de forma integrada ao meio ambiente, alimentando os ciclos vitais da natureza. Como ciência ambiental, reconhece os próprios limites e por isso nasceu amparada por uma ética fundadora de ações comuns para o bem do sistema Terra.

Ecossistemas inteiros têm vindo a ser destruídos por esta maneira catastrófica e anti-ética de nos governarmos e de nos organizarmos. Será preciso assumir o princípio básico do cuidado com a nossa Mãe Terra para que possamos garantir a prospecção dos sistemas vivos preservando os ecossistemas existentes. Não só é necessário cuidar do nosso planeta, como cuidar de nós mesmos para que possamos viver em sociedade promovendo a cooperação, a união e a solidariedade, assim como o sentido de responsabilidade perante a comunidade e tudo o que nos rodeia .

Por último é preciso entender as nossas próprias necessidades e aprender a geri-las, impor limites ao nosso consumismo e repartir justamente todos os recursos que a nossa Terra nos dá e assim facilitarmos o acesso a TODAS as pessoas. É necessário termos as garantias de que preservamos tantos os recursos necessários para as gerações futuras como todos os ecossistemas de que também necessitamos.

Exemplo de uma estação de permacultura