terça-feira, 15 de outubro de 2013

Este documentário lançado em 2011 e dirigido pelo cineasta brasileiro Silvio Tendlergar alerta sobre o uso indiscriminado de agrotóxicos na agricultura brasileira, que atualmente é a recordista mundial no uso desses agentes químicos fornecidos por empresas como Bayer, Dupont e Monsanto, entre outras.

Aborda também a questão de como o governo, em parceria com as grandes empresas, implantou um modelo que ameaça a fertilidade dos solos, a água e a biodiversidade, contaminando as pessoas através do o ar e da alimentação.


Muitos dos venenos produzidos por estas empresas foram banidos em vários países de todos os continentes, mas no Brasil continuam em uso, inclusive pelos pequenos agricultores, que são obrigados a usar sementes transgénicas e pesticidas para conseguir crédito junto aos bancos.

O Brasil é o país do mundo que mais consome os venenos: são 5,2 litros/ano por habitante, e é fácil perceber porquê, pois existe um incentivo fiscal para quem utiliza agrotóxicos, o que gera uma grande contradição entre a saúde da população e a economia do país uma vez que o grande interesse permanece do lado das multinacionais e dos governos.

Comentários Facebook

0 comentários :

Enviar um comentário